top of page

ACUPUNTURA

acunp1.png

É uma técnica da medicina tradicional chinesa, que visa equilibrar o “Qi”, que é uma energia presente em 14 principais trajetos pelo corpo, chamados meridianos.

Principalmente utiliza-se a inserção de agulhas em pontos do corpo que tem relação com as terminações nervosas existentes na pele e tecidos subjacentes como os músculos, por exemplo. O estimular destas terminações gera uma "mensagem" que segue pelo sistema nervoso periférico e chega no sistema nervoso central o estimulando a liberar substancias chamadas de neurotransmissores. Esses neurotransmissores atuam desencadeando efeitos reguladores no organismo que recebe acupuntura como: efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, modulação dos sistemas corporais como sistema endócrino, imunológico, regulando emoções e funções orgânicas corporais vitais.
O equilíbrio desta energia, significa para os orientais, um bom estado de saúde, sendo assim além de tratamento, é também uma forma de prevenir estados adoecidos e desequilíbrios corporais mesmo antes de serem considerados doenças. Pode-se utilizar estímulos com agulha, laser, pressões com os dedos, nos pontos mapeados através desses meridianos, para harmonizar a energia dos indivíduos tratados. Apresenta evidências científicas para tratamento de dores em geral, dores na coluna. Benefícios amplamente conhecidos para distúrbios emocionais, ansiedade, constipação, enxaquecas, distúrbios digestivos, sintomas urinários, sem contar os benefícios para desenvolver sua qualidade de vida e saúde.

bottom of page